Serviços

 

ÍNDICE DE LIQUIDEZ 

 

índice de liquidez corrente é calculado dividindo-se o ativo circulante da empresa (seus direitos de curto prazo, como o dinheiro em caixa e os estoques) pelo passivo circulante (as dívidas a curto prazo, como empréstimos, impostos, pagamentos a fornecedores etc).

 

FLUXO DE CAIXA

 

Em Finanças, o fluxo de caixa, refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico.

 

 

 

PONTO DE EQUILIBRIO

 

Ponto de Equilíbrio é a quantidade de receitas mínimas que uma empresa necessita para cobrir todos os seus custos e despesas.

 

 

 

Margem de contribuição

A Margem de Contribuição  representa quanto da venda de cada produto/serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro

Custo Fixo & Custo Variável

Os Custos Fixos demonstram quais são as despesas contínuas de uma empresa, ou seja, aquelas que serão fixas e consideradas ao longo do tempo

 

Os Custos Variáveis são aqueles que variam proporcionalmente com o volume de produção ou atividades produtivas da empresa. Em outras palavras, seus valores dependem diretamente do volume produzido, que por sua vez vai variar conforme o volume de vendas efetivado num determinado período

ROI - Retorno Sobre Investimento

O Retorno Sobre Investimento, também chamado taxa de retornotaxa de lucro ou simplesmente retorno, é a relação entre a quantidade de dinheiro ganho (ou perdido) como resultado de um investimento e a quantidade de dinheiro investido.

Payback

Payback significa “retorno”. Trata-se de uma estratégia, um indicador usado nas empresas para calcular o período de retorno de investimento em um projeto

Capital de Giro

CAPITAL DE GIRO

Capital de Giro é um recurso de rápida renovação (dinheiro, créditos, estoques, etc.) que representa a liquidez da operação disponível para a entidade (negócio, organização ou outra entidade qualquer, incluindo entidades públicas).

É uma ferramenta fundamental para tomada de decisões, pois se refere ao ciclo operacional de uma empresa, englobando desde a aquisição de matéria-prima até a venda e o recebimento dos produtos vendidos. Assim como o ativo fixo como plantas e equipamentos, o capital de giro é considerado uma parte do capital operacional.

Ciclo Operacional

Em contabilidade, ciclo operacional é o período de tempo desde a compra de matéria-prima para a indústria ou de mercadorias para serem revendidas, até o recebimento do dinheiro relativo à venda dos produtos fabricados ou revendidos.

Ciclo Financeiro

Também conhecido como Ciclo de caixa é o tempo entre o pagamento a fornecedores e o recebimento das vendas. Quanto maior o poder de negociação da empresa com fornecedores, menor o ciclo financeiro.

Nível de Endividamento

Esse indicador financeiro mede a relação entre as dívidas a fornecedores e outros, em relação ao investido pelos sócios ou acionistas. Significa que seu negócio depende mais ou menos fortemente do capital de terceiros (bancos, financeiras etc.) e exige muito cuidado, pois significa um quarto de perigo se o endividamento for alto, prejudicando a liquidez e podendo quebrar seu negócio.

Liquidez Corrente

É a liquidez em curto prazo: Relaciona seus ativos circulantes e seu passivo circulante, comparando o que seu empreendimento tem a receber em curto prazo e o que tem a pagar no mesmo período. Se o total a pagar for maior, pode indicar dificuldades de honrar seus compromissos e endividamento.

Liquidez Imediata

A liquidez imediata é um indicador que mede a capacidade de pagamento que a empresa possui, considerando o que tem em caixa. Ou seja: Se fosse preciso honrar todos os compromissos hoje, quanto sua empresa teria em caixa? Seria suficiente para pagar? É disso que trata esse indicador financeiro, que versa sobre segurança financeira. A liquidez é importantíssima para todos, pessoas físicas e empresas.

PMP - Prazo Médio de Pagamento

Esse indicador financeiro significa que seu fornecedor está financiando sua empresa, pois essa medição trata do prazo de pagamento que você tem para pagar as compras da empresa.

PMR - Prazo Médio de Recebimento

É o tempo médio que seu empreendimento demora para receber de seus clientes o que foi faturado. Se seu PMR é grande, ou seja, se você está vendendo, mas demorando a receber, significa que você está fazendo as vezes de financiador de seu cliente, e está arcando os custos desse financiamento, pois o dinheiro que não está com você não está gerando novos negócios.

Margem Líquida

É o percentual do lucro líquido, já deduzido de todos os impostos inclusive o de renda, sobre as vendas. Assim como a margem bruta, dá um indicativo de quanto está sendo sua margem de resultados frente a todo seu esforço.

Margem Bruta

Mede a rentabilidade de seu empreendimento, através do lucro obtido em cada venda. Esse indicador mostra que produtos tem melhor margem bruta, servindo de base para uma estratégia de marketing específica.

 

 

BALANÇO PATRIMONIAL

 

Balanço Patrimonial é a demonstração contábil destinada a evidenciar, qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira da empresa.

 

DRE

 

A sigla DRE significa Demonstrativo do Resultado do Exercício. O DRE é um relatório contábil que apresenta, de forma resumida, as operações de uma empresa em determinado período e o resultado apurado, que pode ser de lucro ou prejuízo.

 

PLANILHAS DE GESTÃO

 

Controle suas finanças através de planilhas financeiras simplificadas e customizadas para seu negócio com indicadores e gráficos para uma gestão mais eficiente.

 

 

RELATÓRIO DE ANALISE FINANCEIRA E ECONÔMICA 

 

O Relatório de Análise Econômica e Financeira contém declarações da perspectiva da situação do
negócio. As declarações fundamentam-se nas expectativas, estimativas e projeções da
administração financeiras que possam afetar o
negócio.