Golpes Financeiros

Golpes Financeiros

 

Donald Trump foi processado em 2013 nos EUA por piramide financeira, ele montou um curso em 2005 onde alunos ganhavam descontos por indicar outros alunos para o curso de um final de semana que custava aproximadamente 16 mil dólares para aprenderem a ser corretores de imóveis. O negócio se chamava Trump University, acredita-se que ele tenha lucrado 25 milhões de dólares com a fraude até 2016.

Kiyosaky enriqueceu vendendo livros de como enriquecer, ele teve uma carreira singelamente bem sucedida vindo a explodir na mídia somente anos depois como palestrante e lançando seu primeiro livro, Independência Financeira em 1998 onde faturou milhões.

Robert Kiyosaki em 2017, durante um evento em São Paulo ele foi chamado de golpista pela plateia de empresários que pagou mais de 600 reais para assistir uma série de palestras onde ele era um dos convidados. Após o inicio de sua palestra no evento, ele foi questionado sobre negócios, suas respostas foram redundantes e insistentes ao explicar seu CashFlow Quadrant. Após o desagrado da plateia ele disse que faria uma palestra exclusiva cujo os ingressos era limitados e custariam na ordem de 800 reais. A plateia vaiou Kiyosaki e ele mandou a plateia literalmente “Fuck You!” o assunto bombou em grupos do evento no whatsapp e na midia na época.

Quando ambos se encontraram para “escrever” o livro, Trump e Kiyosaki apenas utilizaram as habilidades de escrita de um e o Label do outro para publicidade. O livro em si é um concatenado de lições vistas em livros como Pense e Enriqueça de 1937, 7 Hábitos das pessoas Altamente Eficazes de 1989 e Pai Rico e Pai Pobre de 2000, até finalmente o Queremos Que Você Fique Rico foi lançado 2005, coincidentemente no mesmo ano de abertura da Trump University. Foi uma estratégia de marketing bem elaborada onde ambas as partes lucraram milhões um apoiando ao outro como que em uma mensagem subliminar onde interesses convergiam “casualmente”. Repare que nenhum dos dois é praticante de MMN, o que é bem contraditório para quem chama de “O Negócio do Século XXI”.

 

As pessoas acreditam em qualquer pessoa que tenha mais dinheiro do que elas, elas se deixam acreditar na ilusão do sucesso dos lideres de mercado em que atuam, mais do que isso elas querem acreditar. Pessoas como Donald Trump que herdaram fortuna, quebraram varias vezes e se refizeram, pisaram muitas vezes em pescoços e omitem isso em seus belos discursos motivacionais. Pessoas como Robert Kiyosaki utilizam suas autoridades para se promoverem vendendo “lifestyle de businessman selfman” ( estilo de vida de homem de negócios que se auto fizeram) e impõem suas opiniões acima de contestações de quem tem menos do que eles desmoralizando seus opositores. Ambos são os exemplos dos praticantes de MMN que acabam unindo o perfil de negócios de Trump e Kiyosaki em uma ferramenta de negócios cujo o compliance é tão maquiavélico quanto suas carreiras. Não foi por acaso que Trump entrou para a politica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *