Aprenda a Trabalhar Home Office

Home Office

 

Home Office é uma novidade e um tabu no Brasil. Na cultura do mercado brasileiro pensar em trabalhar em casa é um pesadelo para o empresário e um sonho para empreendedor. Muitos pensam que vão trabalhar de chinelos e pijama sem sair da cama ou poder ir ao cinema a tarde durante a semana, mas a realidade do Home Office é bem diferente.

Home Office apesar da tradução literal “Trabalho em Casa” não significa necessariamente trabalho em casa, pode ser no hotel, no cooworking, na cafeteria… A tradução mais apropriada seria – Trabalho a Distância. O que não significa que não seja necessário não ir até a empresa 100% do tempo ou não haver reuniões e participar das rotinas da empresa.

De acordo com a pesquisa da SAP Consultores Associados, realizada com 200 empresas no Brasil, entre nacionais e multinacionais de diversos segmentos, apresenta indicadores ainda mais interessantes. Segundo a pesquisa, em organizações que possuem a prática, 42% têm política estruturada, sendo a maior parte delas existentes há menos de cinco anos. Além disso, 70% das empresas que adotam a prática são de origem internacional e os principais segmentos a incorporarem o trabalho remoto são TI (Tecnologia da Informação), Químico/Petroquímico, P&D, Autoindústria, Eletroeletrônico e Bens de Consumo. 83% das empresas nunca pensaram na possibilidade de implantação alegando como principais motivos a cultura empresarial corporativa e/ou tipo de atividade a ser englobada.

A atividade parece relativamente simples, trabalhe em casa, economize tempo, deslocamento, não parece difícil. Ledo engano! É bem mais complicado do que parece.

Um dos maiores desafios para quem começa a trabalhar Home Office é a cultura de trabalho em casa, muitos não fazem ideia de como fazer. Alguns trabalham no quarto, na sala, até na garagem. Nessa questão, a maioria dos profissionais que trabalham em casa relatam serem necessárias quatro condições para o trabalho:

1) Ambiente colaborativo – Se não houver silêncio, colaboração de familiares e demais pessoas que dividem o ambiente de moradia, espaço, estrutura, material de trabalho entre outros adequados, o trabalho Home Office se torna inviável dado o baixo rendimento em ambiente inóspito.

2) Cultura de trabalho – Muitos funcionários precisam de treinamento para trabalhar a distância e passam por período de adaptação. Sem as metas bem estabelecidas, compromissos com horários, deadlines, comunicação direta, gerenciamento de produtividade, relatórios e toda a rotina de trabalho da empresa adaptado para Home Office, o profissional dificilmente vai ser tão ou mais produtivo em casa.

3) Home Office não é para todos – Se você não tiver condições de trabalho em casa além do Ambiente Colaborativo e da Cultura de Trabalho também não possuir as habilidades de trabalho em casa como conhecimentos em informática, acesso a recursos, não se automotiva a trabalhar, não gosta de trabalhar em casa, definitivamente você não vai conseguir trabalhar.

4) O trabalho ser possível Home Office – Muitas empresas tentam experimentar o Home Office motivadas pela redução de custos e aumento de produtividade, mas esquecem de verificar as condições anteriores e se ela própria tem capacidade para o gerenciamento Home Office. Se o seu trabalho é recepcionista, é impossível recepcionar pessoas em casa. Parece óbvio, mas algumas empresas já tentaram coisas inusitadas como por máquinas, mercadorias e até o atendimento de clientes físicos na casa de funcionários. Muitas vezes os próprios funcionários tentam serem prestativos e não se dão conta das adversidades que a situação lhes acarretara.

Satisfeitas as condições, agora podemos prosseguir para as vantagens e desvantagens do Home Office.

Vantagens pessoais e familiares:

* Proximidade da família;
* Maior independência;
* Redução do estresse decorrente do trânsito;
* Alimentação mais saudável;
* Incorporação da família à atividade;
* Mais qualidade de vida.

Vantagens profissionais:

* Maior liberdade profissional;
* Privacidade, desde que planejada;
* Redução de custos (aluguel, transporte, refeição e infraestrutura básica);
* Facilidade de obtenção de franquias que não exigem pontos comerciais;
* Definição do próprio horário de trabalho;
* Planejamento dos próprios rendimentos;
* Rendimentos superiores aos níveis convencionais de mercado;
* Auto-gerenciamento profissional.

Vantagens empresariais:

* Economia com empregados e encargos sociais;
* Facilidades de mudança do ramo de atividade, em caso de insucesso;
* Oferecimento de produtos e serviços melhores, com custos menores;
* Vantagens fiscais para as microempresas, como a dispensa do IR;
* Otimização de atividades;
* Atendimento ao cliente 24 horas por dia;
* Reforço à terceirização e à profissionalização de serviços.

Desvantagens pessoais e familiares:

* Perda da privacidade pessoal;
* Possibilidade de excesso de carga de trabalho;
* Indefinição de horários de trabalho e lazer, se não houver planejamento e disciplina;
* Tendência ao isolamento social (para quem mora só).

Desvantagens profissionais:

* Falta de atualização profissional em processos gerenciais;
* Ambiente de trabalho confinado (anti-social).

Desvantagens empresariais:

* Difícil sucessão, em caso de necessidade de transição;
* Interferência de assuntos domésticos nos assuntos profissionais;
* Preconceito no mercado formal, em caso de empresa não registrada;
* Dificuldades de obtenção de créditos, em caso de empresa informal.

Muitos profissionais experimentaram o Home Office acabaram não se adaptando e preferindo retornar ambiente empresarial. É uma modalidade de trabalho com suas vantagens e desvantagens, o peso das vantagens e adversidades são diferentes para cada indivíduo.

De acordo com a pesquisa do Sebrae, O Home Office Brasil edição 2016, feita com 325 empresas de diferentes segmentos e portes, de diversas regiões do país. O interesse por parte das empresas também aumentou, o que reflete em um crescimento de 47% no número de participantes, em relação à primeira edição.

A pesquisa apresentou três movimentos distintos de crescimento da prática em comparação ao estudo de 2014: 50% de aumento no número de empresas que estão implantando a prática, 15% de aumento no número de empresas que estão estudando a implantação da prática e de 28% de aumento na formalização da prática. Adicionalmente a estes movimentos, foi notório o interesse das empresas em obter informações sobre a prática, somente o evento de lançamento da segunda edição do estudo contou com a participação de mais de 80 empresas.

Montar salas comerciais pode ser muito custoso para profissionais em início de carreira ou com poucos recursos. Trabalhar em casa pode ser uma grande solução para profissionais liberais que querem economizar dinheiro fazendo seus negócios da própria casa.

Sem dúvidas, Home Office é uma tendência para o mercado para empresas que querem reduzir custos e aumentar sua produtividade. Como todo negócio, precisa ser bem planejado e executado e gerenciado. Essa implementação ainda é uma necessidade de mercado para empresas sem know-how de trabalho a distância.

Muitas empresas hoje em dia oferecem oportunidades de trabalho bem remuneradas para os mais diversos tipos de trabalho pela internet. Desde e-commerces até consultorias online. Se você pesquisar por trabalho em casa ou Home Office nos motores de buscas da internet se deparara com diversas oportunidades de trabalho como suporte técnico para clientes da empresa até como programador de empresas estrangeiras. Há setores nas empresas específicos para a contratação e gerenciamento de profissionais terceirizados e colaboradores Home Office. Você pode fazer a entrevista via vídeo conferência sem a necessidade de se apresentar pessoalmente em uma entrevista.

Em conclusão, se você ainda tiver dúvidas sobre o Home Office, não se preocupe, até quem trabalha em casa há anos ainda tem dúvidas. A experiência é válida e pode agregar a pessoa como um desafio profissional ou habilidade nova como um diferencial no currículo.

Boa sorte nessa jornada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *